quarta-feira, 22 de junho de 2011

Extra!

O estudo da composição química dos organismos tem a sua maior parte fundamentada na bioquímica da célula ou Citoquímica. Afinal, os seres viventes têm a sua estrutura basicamente organizada e estabelecida na célula. Embora a matéria vivente também apresente muitas substâncias da Química Inorgânica, o seu grande predomínio qualitativo se prende aos compostos da Química Orgânica,
Considerando os principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica, cite:


a)   Principais elementos químicos cujo compõe a matéria orgânica, e aonde são encontrados.


b)   A denominação do processo de incorporação do carbono nas moléculas orgânicas a partir do CO2 atmosférico.

c)   O principal local de reserva de cálcio nos vertebrados.

d)   O nome e uma característica química da molécula mais abundante nos seres vivos.

54 comentários:

  1. a) São todos os elementos que contém no solo, sejam eles vivos ou não. Composto básicamente de hidrogênio, carbono e oxigênio, nitrogênio e enxofre, um se interliga com o outro para que haja a fertilizaçã do solo. O Humos é um exemplo de fertilizante, é a resultante da decomposição de animais e plantas. Um exemplo de matéria orgânica viva são as raízes de plantas, formigas, bactérias, minhocas ( que ajudam a oxigenação do solo, cavando os buracos ).
    b) Denominado de Ciclo do Carbono : que é quando ele é ultilizado primeiramente junto com o oxigênio formando o gás carbonico que é ultilizado pelos seres vivos, e está presente na atmosfera, mares, rios, lagos.Depois ele passa a ser ultilizado pelas plantas para fazer a fotossintese, e por ultimo é devolvido em forma de oxigênio ou indiretamente na forma de moléculas orgânicas para os animais hebivoros.
    c) Sabemos que a maior concentração de cálcio está nos ossos, e adquirimos o mesmo através proncipalmente do leite e seus derivados ( iogurte, queijo, coalhada, manteiga ), e sua principal localidade de reserva encontra-se nos mesmos. Que também tem função de sustentação e locomoção do corpo
    d) A molécula mais abundante no corpo de um ser vivo, seja ele humano, animal, célula ou vegetal é a água. Sua formula quimica é H2O. É incolor, inodora e insípida, a ligação de dois átomos de carbono com um de oxigênio, ela é o solvente universal, sem ela a maioria dos seres não é capaz de sobreviver por muitos dias. Sua densidade é de 1 gr/cm3, a água pura solidifica a 0ºC e ferve a 100ºC á pressão atmosférica normal de normal 760 mm Hg.

    Mariana Falcão de Holanda
    Fisioterapia - 1MA - UnP

    ResponderExcluir
  2. A) Compostos por hidrogênio, carbono e oxigênio, nitrogênio e enxofre, um se interliga com o outro para que haja a fertilização do solo,Matéria orgânica do solo, ou simplesmente, são todos os elementos vivos e não vivos do solo que contêm compostos de carbono. O Húmus ou Humo é uma parte dos elementos não-vivos.

    Os elementos vivos, cerca de 3%, são raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos.

    Os outros 97% são de elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.
    B) O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. O carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos.
    C)O cálcio é considerado elemento principal para os ossos, encontrado em grande quantidade, são adquiridos em alimentos como leite e seus derivados(Queijo,Manteiga) etc.
    D) A água é uma substancia mais abundante no corpo de um ser vivo seja ele animal ou vegetal,sendo ela considerada solvente universal,sua molécula é constituída pela ligação de dois átomo de Hidrogênio e um de oxigênio( H2O), sem ela os seres vivos não consegue se manter vivio.


    Sonnally Sandja Alves da Cunha
    Fisioterapia "1Ma" UNP

    ResponderExcluir
  3. a) Carbono, oxigênio, hidrogênio, enxofre, nitrogênio , que se interligam para que haja a fertilização do solo. Exemplos disso são todos os elementos vivos e não vivos que contêm no solo.

    b) O carbono é fundamental na constituição das moléculas orgânicas. Nos processosde mineralização das substâncias carbonadas, com a conseqüente reposição do CO2 à atmosfera, têm revelante papel os microrganismos heterotróficos. Outra grande contribuição destes no ciclo de carbono é o suprimento de CO2 ao solo, onde este gás funciona como um eficiente solvente na preparação de alimentos inorgânicos para as plantas, a partir de substâncias minerais do solo.

    c) O cálcio é o mineral mais comum encontrado no corpo e é necessário para a formação dos ossos e funções corporais como a contração muscular e coagulação do sangue.

    d) A molécula mais abundante é a água. A água detém diversas propriedades essenciais para os seres vivos, provenientes de sua estrutura, além de possuir capacidade de deteriorar substâncias inorgânicas e orgânicas.



    Kássia Pereira de Queiroz
    Fisioterapia 1-MAT UNP

    ResponderExcluir
  4. a)São todos os elementos vivos ou não do solo, pois contém carbono que serve para fertilizar o mesmo.Para formar matéria orgânica o carbono, oxigênio,hidrogênio,nitrogênio e enxofre estão associados um com outro para que haja fertilização.O Húmos é uma parte de elementos não-vivos do solo , já os elementos vivos são a minhocas,fungos,bactérias,formigas,cupins,raízes
    de plantas e ácaros.
    b)O carbono é fundamental na constituição das moléculas orgânicas,utilizado primeiramente pelos seres vivos está presente no ambiente,combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbono presente na atmosfera ou dissolvidas nas águas,mares e rios.O carbono também é absorvido pelas plantas e depois poderá seguir dois caminhos:ou será liberado novamente para atmosfera na forma de CO2 ou trasferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbivoros.
    c)O principal local de reserva de cálcio é nos ossos, são adquiridos em leite e seus derivados como(queijo,iorgute,etc)também couve, laranja e feijão são fontes muito boas de cálcios.
    d)A água é a molécula mais abundante para um ser vivo, é de fundamental importância para a vida de todas as espécies, seja ela humana, animal ou vegetal.Écomposto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio formando a molécula de H2O.

    Ítala Ramize Costa De oliveira
    Fisioterapia 1MA -UNP

    ResponderExcluir
  5. A ) Os principais elementos que compões a matério orgânica são carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, halogênios e, mais raramente, fósforo e enxofre. Um exemplo de matéria orgânica viva são as raízes de plantas, formigas, bactérias e minhocas. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.

    B ) O carbono está presente tanto na hidrosfera como na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono (CO2). Este composto é derivado da combustão de restos vegetais e da respiração de plantas e animais. O CO2 é absorvido pelas plantas clorofiladas e pelas bactérias quimiossintetizantes, sendo utilizado para a formação de compostos orgânicos carbonados (celulose e amido). Parte desse gás volta diretamente à atmosfera pela respiração da planta. As plantas são ingeridas pelos animais. Da combustão destes alimentos no organismo dos animais o CO2 volta à atmosfera, ou quando esses animais morrem, ele vai fazer parte dos detritos orgânicos que, por morte dos vegetais clorofilados e das bactérias, formam-se detritos vegetais, que por combustão, devolvem o CO2 à atmosfera.

    C ) Nos ossos. Os ossos são estruturas presentes em basicamente todos os vertebrados. Tais estruturas, além de serem componentes do esqueleto, proporcionando forma, sustentação, proteção e capacidade de locomoção, atuam como reserva de cálcio, e algumas delas como locais de formação de células sanguíneas.

    D ) A água (H2O) é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas.
    Ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas como:
    A água é um a molécula polar, pois tem distribuição desigual das cargas, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com as moléculas de água vizinhas e por isso necessita de uma grande quantidade de calor para a separação das moléculas (100o C).
    É um excelente meio de dissolução ou solvente .
    A polaridade facilita a separação e a recombinação dos íons de hidrogênio (H+) e íons hidróxido (OH-), é o reagente essencial nos processos digestivos , onde as moléculas maiores são degradadas em menores e faz parte de várias reações de síntese nos organismos vivos
    As pontes de hidrogênio relativamente fortes a tornam um excelente tampão de temperatura.

    Vitor Salviano de Macedo
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  6. a) A matéria orgânica é composta por elementos vivos e não-vivos, como o enxofre, nitrogênio, carbono, oxigênio, hidrogênio, encontrados no solo e contém compostos de carbono. Os que são de matéria viva, são encontrados também na matéria bruta, e um exemplo da parte não-viva é o humo que resulta da decomposição parcial, pelos micróbios do solo, de detritos vegetais e animais.

    b) É o ciclo de carbono, que se inicia quando as plantas absorvem o CO2 atmosférico e o utiliza na fotossíntese reunindo às suas moléculas. Depois o carbono passa para o outro nível alimentar, onde os animais comem as plantas absorvendo parte desse carbono incorporando em forma de açúcares para depois ser devolvido para a atmosfera.

    c) O cálcio é encontrado em grande parte nos ossos, é responsável pela formação dos ossos e dos dentes, além de ter funções orgânicas importantes para o equilíbrio do organismo humano, e a sua carência pode trazer vários problemas como o raquitismo que é a deformação dos ossos dos membros inferiores.

    d) A água, é capaz de dissolver muitas substâncias e com isso ela participa na dissolução de reagentes que estão nas reações metabólicas dos organismos. Também está presente como reagente de muitas reações de produção e quebra de muitas substâncias.

    Grasielly Cristiane de Paula Oliveira
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  7. a) O termo matéria orgânica, diz respeito a todos os componentes de origem orgânica. Os elementos que a compõem são encontrados no solo, resultado da decomposição feita por bactérias e fungos da matéria de cadáveres. Essa decomposição transforma as moléculas de substancias orgânicas em moléculas mais simples que podem ser utilizadas por outros seres como matéria prima para produção de suas substancias orgânicas... Dentre os principais elementos são: carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre, nitrogênio.

    B) Esse processo é mais conhecido como o Ciclo do carbono. Onde os átomos de carbono capturados na fotossíntese vão passando de um nível trófico para outro e, ao mesmo tempo, retornando aos poucos a atmosfera, como resultado da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis trófico.

    C) O íon cálcio é necessário no organismo em quantidades relativamente grandes e é denominado um macronutriente mineral. È um componente importante nos ossos e nos dentes, essencial a coagulação do sangue e para o funcionamento normal de nervos e músculos. Cerca de 99% desse cálcio encontram-se reservado nos ossos.

    D)A maior parte da massa dos seres vivos é simplesmente água.Essa substancia é conhecida como solvente universal, com capacidade de dissolver grande variedades de substancias químicas .Ela ainda atua como moderador de temperatura evitando variações bruscas na temperatura dos organismos.


    Pâmella Costa Queiroz
    Fisioterapia 1 MA

    ResponderExcluir
  8. a) Esses elementos estão fartamente disponíveis no meio ambiente de nosso planeta e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como carbono, hidrogênio e oxigênio. Outros, como nitrogênio, apesar de muito disponível na atmosfera, não são diretamente absorvíveis pelas plantas, ou o processo de absorção é muito lento face à demanda produtiva.
    Esses elementos compõem a chamada matéria orgânica, que pode ser transformada em adubos, sendo capazes de suprir deficiencias e aumentar a produtividade do solo. Os pricipais são os macronutrientes: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio.

    b)O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. Combinado ao oxigenio, o carbono presente no ambiente utilizado pelos seres vivos, forma moleculas de gás carbonico que estão presentes na atmosfera, ou são absorvidas nas águas dos rios, mares, ou lagos.
    O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas.

    c)O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dá sustentação ao corpo constitui o esqueleto. Este protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de ponto de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Além disso, o esqueleto atua como reserva de cálcio e local de formação das células do sangue. Por isso, é coerente dizer que a maior quantidade de cálcio encontrado nos vertebrados são nos ossos.

    d) A vida tal como a conhecemos está diretamente associada à presença da água (H2O). Essa é a substância mais abundante dos organismos, sejam eles animais ou vegetais, porém sua taxa varia de uma espécie para outra. Sua presença é vital aos organismos, uma vez que participa de todas as reações químicas para a vida, aturando como solvente universal, pois muitas substâncias como açúcar, sais, gases, amnoácidos, proteínas e ácidos nucléicos, dissolvem-se em água. Isso quer dizer que na presença de água suas moléculas separam-se umas das outras.


    Carla Emanuelle Medeiros Nunes
    Fisioterapia 1-MA UNP

    ResponderExcluir
  9. a) A matéria orgânica é composta por elementos vivos e não - vivo; Carbono, oxigênio, hidrogênio, enxofre, nitrogênio, que se interligam para que haja a fertilização do solo. Os elementos que a compõem são encontrados no solo, resultado da decomposição feita por bactérias e fungos da matéria de cadáveres.

    b) O carbono está presente tanto na hidrosfera como na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono (CO2). Esse processo conhecido como Ciclo do carbono onde os átomos de carbono capturados na fotossíntese vão passando de um nível trófico para outro e, ao mesmo tempo, retornando aos poucos a atmosfera, como resultado da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos.

    c) A maior concentração de cálcio está nos ossos, suas funções orgânicas são de muita importância para o equilíbrio do organismo humano, e a sua carência pode trazer vários problemas. São adquiridos em leite e seus derivados também couve, laranja e feijão são fontes muito boas de cálcios.

    d) A água é o composto mais abundante e o mais importante para os organismos vivos. Sua molécula é constituída pela ligação de dois átomos de Hidrogênio e um de oxigênio (H2O), sem ela os seres vivos não conseguem se mantiver vivos. É conhecida também como solvente universal, pois muitas substâncias como açúcar, sais, gases, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos, dissolvem-se em água.

    Maria Antonia Silva
    Fisioterapia - 1MA
    2011.1 – UNP.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. (A)São os macronutrientes: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio; Alguns desses elementos estão fartamente disponíveis no meio ambiente de nosso planeta e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como carbono, hidrogênio e oxigênio.

    (B) É a fotossíntese, que é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

    (C) No tecido ósseo.

    (D) A água, pois quimicamente, nada se compara à água. Ela é única e distingue-se dos outros líquidos porque: é um ótimo solvente para muitas substâncias; dissolve vários tipos de substâncias polares e iónicas (sais, açúcar) e facilita a sua interacção química. É mau solvente de compostos não polares (hidrocarbonetos);

    MATEUS GOMES BEZERRA DA SILVA
    Fisioterapia 1ma - UnP

    ResponderExcluir
  12. a) São o hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fosforo e enxofre. Os elementos que a compõem são encontrados no solo, resultado da decomposição feita por bactérias e fungos da matéria de cadáveres.

    b) É o ciclo de carbono, que se inicia quando as plantas absorvem o CO2 atmosférico e o utiliza na fotossíntese reunindo às suas moléculas. Depois o carbono passa para o outro nível alimentar, onde os animais comem as plantas absorvendo parte desse carbono incorporando em forma de açúcares para depois ser devolvido para a atmosfera.

    c) São encontrados nos ossos. São adquiridos principalmente em alimentos derivados do leite.

    d) A água, é capaz de dissolver muitas substâncias e com isso ela participa na dissolução de reagentes que estão nas reações metabólicas dos organismos. Também está presente como reagente de muitas reações de produção e quebra de muitas substâncias.

    Alex Fabiano Soares Sobral
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  13. a) Os principais elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono, enxofre e nitrogênio. Ela é composta do elementos vivos e não-vivos. Uma parte dos elementos não-vivos da matéria orgânica é o Húmus. Já exemplos de elementos vivos são os cupins, ácaros, fungos, bactérias, plantas, formigas e minhocas.
    A matéria orgânica encontra-se no solo.

    b) A denominação do processo é Ciclo de Carbono, em que os átomos do carbono detidos na fotossíntese passam de nível trófico para outro, e enquanto isso, retorna à atmosfera, sendo resultado da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores.

    c) O principal local de reversa de cálcio é nos ossos, em que pode-se adquirir através de leite e derivados. Ele auxilía na formação de ossos e dentes, e também na coagulação do sangue, contração muscular e transmissão nervosa.

    d) A molécula mais abundante nos seres vivos é a agua. Ela é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio formando a molécula de H2O. É também chamada de "solvente universal", pois tem a capacidade de dissolver demasiada variedade de substâncias químicas.



    Fernanda Yasmim Nunes de Lima
    Fisioterapia 1 MA

    ResponderExcluir
  14. A ) Os principais elementos que compões a matério orgânica são carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, halogênios e, mais raramente, fósforo e enxofre. Um exemplo de matéria orgânica viva são as raízes de plantas, formigas, bactérias e minhocas. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.
    Os elementos vivos, cerca de 3%, são raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos.
    Os outros 97% são de elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.

    B ) O carbono está presente tanto na hidrosfera como na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono (CO2). Este composto é derivado da combustão de restos vegetais e da respiração de plantas e animais. O CO2 é absorvido pelas plantas clorofiladas e pelas bactérias quimiossintetizantes, sendo utilizado para a formação de compostos orgânicos carbonados (celulose e amido). Parte desse gás volta diretamente à atmosfera pela respiração da planta. As plantas são ingeridas pelos animais. Da combustão destes alimentos no organismo dos animais o CO2 volta à atmosfera, ou quando esses animais morrem, ele vai fazer parte dos detritos orgânicos que, por morte dos vegetais clorofilados e das bactérias, formam-se detritos vegetais, que por combustão, devolvem o CO2 à atmosfera.

    C ) Nos ossos. Os ossos são estruturas presentes em basicamente todos os vertebrados. Tais estruturas, além de serem componentes do esqueleto, proporcionando forma, sustentação, proteção e capacidade de locomoção, atuam como reserva de cálcio, e algumas delas como locais de formação de células sanguíneas.

    D ) A água (H2O) é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas.
    Ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas como:
    A água é um a molécula polar, pois tem distribuição desigual das cargas, capaz de formar quatro pontes de hidrogênio com as moléculas de água vizinhas e por isso necessita de uma grande quantidade de calor para a separação das moléculas (100o C).
    É um excelente meio de dissolução ou solvente .
    A polaridade facilita a separação e a recombinação dos íons de hidrogênio (H+) e íons hidróxido (OH-), é o reagente essencial nos processos digestivos , onde as moléculas maiores são degradadas em menores e faz parte de várias reações de síntese nos organismos vivos
    As pontes de hidrogênio relativamente fortes a tornam um excelente tampão de temperatura.

    Navegante Samunielle Caetano de Paiva
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  15. A)A matéria orgânica determina em grande parte a produtividade do solo;são bactérias,plantas,raízes.Compostos por elementos químicos que fazem parte desse processo:nitrogênio,carbono,fósforo,hidrogênio,oxigênio,cácio.Algnus encontrados na natureza,no solo como resto de palntas e húmus resultado da decomposição de animais e plantas.Assim podemos encontar esses elementos vivos ou não vivos como na matéria bruta.

    B)O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese.Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas.O carbono é fundamental na constituição das moléculas orgânicas,e suprimento de CO2 ao solo. Os solos ricos em matéria orgânica em decomposição (pântanos) apresentam grande concentração de CO2.

    C)O cálcio considerado o principal elemento para os ossos,é responsável por funções orgânicas,formação dos dentes,sustentação.Sua carência pode causar vários problemas osteoporose,raquitismo.Uma das fontes de alimentaçao que pode ser encontrada essa fonte de energia é o leite.

    D)seja ela animal ou vegetal a água é a substância mais anbudante,no ser vivo.Estatem capacidade de destruir substânciasorgânicas que atuam como estabilizador de temperaturas.E é de fundamental importância para a vida do ser vivo.

    Paulaneri Monteiro Rocha Freire
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  16. a) Pode-se dizer que os principais elementos químicos que compõe a matéria orgânica são os compostos de carbono, além do oxigênio, hidrogênio, além de outros que podem se ligar aos compostos de carbono como o nitrogênio e o enxofre. Ambos os elementos citados anteriormente fazem entre se uma espécie de conexão entre um ao outro para que possa ocorrer a fertilização do solo. Um bom exemplo de matéria orgânica são: queda de folhas, galhos, frutos, etc.

    b)Tal incorporação do carbono nas moléculas orgânicas a partir do CO2 atmosférico, é explicado pelo fenômeno denominado ciclo do carbono, que envolve a assimilação dos átomos contidos nas moléculas de tal elemento químico, presentes na atmosfera e transformados em outras substâncias como carboidratos e proteínas; a partir do trabalho celular fotossintético realizado por organismos que produzem seu próprio alimento( como as plantas). Contudo o CO2 ainda volta para atmosfera por meio da combustão no organismo de animais que ingerem plantas por exemplo ou por meio da morte destes, se enquadrando consequentemente na classe dos detritos orgânicos .Além disso encontra-se também carbono no meios aquáticos: como mares e rios.

    c) O principal local de reserva de cálcio nos vertebrados são nos ossos, onde estes por sua vez possibilitam funções como equilíbrio e sustentação, locomoção do nosso corpo. O cálcio pode ser obtido por meio da ingestão de alimentos como no leite e seus derivados, salsa, salsão, beterraba, batata doce, milho, laranja, aveia, agrião, etc. Vale salientar que sua carência em nosso corpo pode ocasionar o raquitismo (deformação dos ossos dos membros inferiores).

    d) A água é a molécula de maior importância para todas as formas de vida na terra. Ela está presente em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substâcias e órgãos. Este líquido é responsável por praticamente todos os processos que ocorrem no corpo humano, tal como, a digestão, circulação,
    absorção dos nutrientes, eliminação de substâncias; possui também a função reguladora da temperatura, constitui metade do nosso sangue, atua como lubrificante nas junções ósseas, tornando-a não só essencial para organismo humano, mas para todos os tipos de vida.

    Nesse contexto suas principais características químicas são:
    I - É a substância que apresenta a maior capacidade de dissolução : por isso é conhecida como solvente
    universal .
    II - Possui elevada constante dielétrica : por isso mantém os íons separados em solução e permite a mobilidade iônica na fase aquosa.
    (*) A anomalia da água :
    Aquecendo- se uma substância ocorre dilatação e, claro, resfriando-se uma substância ela se contrai. De 0ºC a
    4ºC, porém, a água se comporta de maneira contrária. Ao congelar , ela expande seu volume em cerca de 10%
    (isso pode ocasionar a explosão de uma garrafa de cerveja colocada num congelador ou arrebentar
    encanamentos ,em regiões bastante frias ). Esse aumento de volume faz com que o gelo tenha uma densidade
    inferior a da água no estado líquido : por isso ele flutua em vez de afundar . Além da água , apenas a prata , o
    bismuto , o antimônio e o ferro . gusa ficam com um volume maior em estado sólido .
    III - Apresenta formula química = H20
    IV - Densidade = 1 g/cm3 ( podendo ocorrer variação de acordo com a temperatura, tendo em vista que Densidade é = Massa/Volume).
    V - Possui elevado calor específico : isso impede que ocorram grandes variações de temperatura, tanto do
    ambiente aquático quanto do clima terrestre.



    Géssyca Ligia Melo Souza
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  17. A)São elementos sejam eles vivos ou não, que contém no solo. Basicamente composto de hidrogênio, carbono e oxigênio, nitrogênio e enxofre. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.
    B)O carbono e fundamental na constituição das moléculas orgânicas. Além dos seres vivos estarem utilizando primeiramente e também absorvido pelas plantas e depois poderá fazer duas trajetórias; ou será liberado novamente para atmosfera na forma de CO2 ou poderá na forma de moléculas orgânicas aos herbívoros.
    c) Nos nossos ossos e o principal local onde e um reservado de cálcio, que pode adquirir através do leite. Que atua na formação dos ossos e das células do sangue.
    D)A água e uma molécula mas abundante para o ser vivo. Também esta presenta nas reações metabólicas no organismo, como reagente de muitas reações de produção e quebra de muitas substâncias.

    Luana Godeiro De Melo
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  18. a) São Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre, encontrados também na matéria bruta.

    b) O Ciclo do Carbono está ligado ao ciclo do oxigênio. Através da fotossíntese o oxigênio é produzido pelas plantas e lançado à atmosfera enquanto que o gás carbônico é absorvido. Na respiração, ao contrário, inspiramos oxigênio e expelimos gás carbônico

    c) Nos Ossos, responsáveis pela sustentação do corpo. Existem mais cálcio no corpo do que qualquer outro mineral. A maioria do cálcio é encontrada nos ossos chegando a 98%. Podemos encontrar fontes de Cálcio em Leite e seus derivados.


    d) Água(H2O). é a molécula mais importante do corpo humano, predomina em abundância no nosso organismo. Por meio da água, os nutrientes, as moléculas e as demais substâncias orgânicas são transportadas pelo corpo. A água auxilia na regulação do equilíbrio térmico, ou seja, na manutenção da temperatura corporal. Quando deixamos de ingerir água no nosso organismo ele entra em processo de desidratação.Podem acontecer problemas cardiológicos, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízos gerais para o organismo.
    Também é acionada como solvente Universal.


    Glória Maria Andrade
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  19. a)Os principais elementos químicos encontrados na matéria orgânica são: Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio, que se interligam para que haja a fertilização. Tendo em vista que a matéria orgânica é formada por uma parte viva e outra não viva que basicamente encontramos todos no solo, citamos como exemplo: a parte viva é representadas pelos fungos, bactérias, plantas, minhocas e outros que atuam justamente na decomposição das matérias não vivas, cadáveres e resto de plantas.

    b)O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos. cujo ciclo consiste na assimilação dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2) pela fotossíntese que sintetizam dióxido de carbono, e devolve para a atmosfera.

    c)Estão maiormente presentes nos esqueletos (ossos) dos seres vertebrados. Quando o nível de cálcio baixa os seres, estes ficam vulneráveis a doenças como a osteoporose. O cálcio estar presente em alimentos como: queijos, leites, iogurtes, peixes.

    d)Á agua é de fundamental importância para a vida, pois, a maioria das moléculas biológicas adotam sua forma em resposta a agua circundante. A própria agua participa de muitas reações químicas e são essenciais para a vida. É o meio para a maioria das reações químicas.

    A agua tem como característica de ser incolor, insipida, e inodora. A molécula de agua é formada por dois átomos de hidrogênio ligado a um átomo de oxigênio (H2O)

    José Samuel Alves de Queiroz
    Fisoterapia - 1° MAT - UNP

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. a)A matéria orgânica é composta por seres vivos e não vivos. Os principais elementos são o gás carbônico, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e enxofre. Esse elementos interligados ajudam na decomposição do solo. Alguns exemplos de matéria orgânica são as minhocas, raízes e folhas.

    b)A denominação do processo de incorporação do carbono nas moléculas orgânicas a partir do CO2 atmosférico é basicamente a fotossíntese, que ocorre nas plantas, onde elas absorvem o CO2 atmosférico e libera O2. Esse processo é de extrema importância para a vida humana e animal.

    c) O cálcio é encontrado em grande quantidade nos ossos. Ele pode ser adquirido a partir da ingestão do leite e seus derivados.

    d) Água - H2O
    Uma de suas grandes características é a de ser o solvente universal, além de ser vital para os seres vivos.

    Natália da Silva Lima
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  22. a) Os principais elementos químicos para a formação da matéria via são: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre. Os elemsntos citados fazem uma espécie de legação entre um e outro para que possa acontecer a fertilização do solo, que é onde eles são mais encontrados.

    b) Esse processo é conhecido com ciclo do carbono. O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos, cujo ciclo consiste na assimilação (fixação) dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas (carboidratos, proteínas), a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos. Portanto, são os seres produtores os que iniciam o ciclo do carbono, captado pelos demais organismos e finalizado pelos decompositores, devolvendo ao ambiente todos os nutrientes, incluindo o carbono, para o reinício do processo.

    c) O cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo humano: todas as células necessitam de cálcio para funcionarem corretamente. È o principal componente dos ossos e dentes, fundamental para a coagulação do sangue e para o funcionamento normal de nervos e músculos. No corpo humano o cálcio encontra-se em maior quantidade no esqueleto, o "armazém" onde se encontra guardado 95% do cálcio.

    d) A água é a molécula mais abundante nos seres vivos, é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Entre as funções da água nos organismos, podemos citar seu papel como solvente, reagente, na regulação do equilíbrio térmico e como lubrificante. A água é capaz de dissolver muitas substâncias. Assim, possui papel importantíssimo na dissolução dos reagentes que participam das reações metabólicas dos organismos.

    Antonio Hélio da Cunha Filho
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  23. Respostas:

    a) A matéria orgânica é composta por elementos vivos e não-vivos. Os elementos que compões a matério orgânica são, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, carbono, enxofre. Tem também o Húmus ou Humo, que é a parte dos elementos da matéria não-viva.
    Uma parte da matéria que a viva, se encontra sempre nas raízes de plantas, formigas, ácaros, bactérias, etc.

    b) O carbono é um elemento fundamental na matéria orgânica. Este processo é aonde os átomos que são capturados na fotossíntese, vão passando sempre de um para o outro, e ao mesmo tempo vai retornando para a atmosfera.

    c) Ossos. É o principal local aonde é reservado o cálcio. São adquiridos sempre ao tomar o leite e seus derivados.

    d) A água é a molécula fundamental para o ser vivo, sendo ele animal, vegetal. E composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H20). Ela é conhecida como solvente universal, porque tem a capacidade de dissolver várias substâncias como o açucar, sal. Sem ela os seres vivos não conseguem se manter vivo por muito tempo.

    Diego Iohan de Oliveira Monteiro
    Fisioterapia 1MA (UNP)

    ResponderExcluir
  24. a)os elementos estão fartamente disponíveis no meio ambiente de nosso planeta e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como carbono, hidrogênio e oxigênio.
    b)O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos. cujo ciclo consiste na assimilação (fixação) dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas (carboidratos, proteínas), a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.
    c)Nos Ossos, responsáveis pela sustentação do corpo.. São adquiridos sempre ao tomar o leite e seus derivados.
    d)a água é a substância mais anbudante,no ser vivo.A água detém diversas propriedades essenciais para os seres vivos, provenientes de sua estrutura. Ela é conhecida como solvente universal, porque tem a capacidade de dissolver várias substâncias como o açucar, sal.


    Felipe Ramon Ferreira Lopes
    Fisioterapia 1MA , Universidade Potiguar

    ResponderExcluir
  25. A)A matéria orgânica é composta por elementos vivos e não-vivos. Os principais elementos que compões a matéria orgânica são o hidrogênio, carbono , oxigênio, nitrogênio e enxofre, um se interliga com o outro para que haja a fertilização do solo. Um exemplo de matéria orgânica viva são as raízes de plantas, formigas, bactérias e minhocas. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta.
    B)O carbono é um elemento básico na composição dos organismos, tornando-o Indispensável para a vida no planeta. O carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos. Esse processo é mais conhecido como o Ciclo do carbono. Onde os átomos de carbono capturados na fotossíntese vão passando de um nível trófico para outro e, ao mesmo tempo, retornando aos poucos a atmosfera, como resultado da respiração dos próprios organismos e da ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis trófico.
    C)No tecido ósseo. São adquiridos através principalmente do leite e seus derivados (coalhada, manteiga, iogurte e queijo). Suas funções é de sustentar o corpo, permitir a realização de movimentos, proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue, além de ser calcificado.
    D)A água é a molécula mais abundante para um ser vivo. É de fundamental importância para a vida de todas as espécies, seja ela animal, humana ou vegetal. .Essa substancia é conhecida como solvente universal, com capacidade de dissolver grandes variedades de substancias químicas. É composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio formando a molécula de (H2O). Este líquido é responsável por praticamente todos os processos que ocorrem no corpo humano, como: eliminação de substâncias, a digestão, circulação, absorção dos nutrientes, atua como lubrificante nas junções ósseas, possui também a função reguladora da temperatura, constitui metade do nosso sangue.


    Dalila Mota Morais
    Fisioterapi- UNP 1MA

    ResponderExcluir
  26. a) Entre os principais elementos destacam-se: o do átomo de carbono, do nitrogênio, do fósforo, do oxigênio, do hidrogênio e o da molécula de água. Geralmente são todos os elementos vivos e não vivos que contêm no solo.

    b)Esse fenômeno é explicado pelo processo denominado de Ciclo do carbono, que se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Sendo que o elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo. O mesmo é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.

    c)O principal local de reserva de cálcio nos vertebrados são nos ossos, onde possibilitam funções como equilíbrio e sustentação, proporcionando forma, proteção e capacidade de locomoção, e algumas delas como locais de formação de células sanguíneas.

    d) A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante, sendo vital para os organismos vivos. Fora da célula os nutrientes estão dissolvidos em água, que facilita a passagem através da membrana celular e , dentro da célula, é o meio onde ocorre a maioria das reações químicas. Ela tem propriedades estruturais e químicas que a tornam adequada para o seu papel nas células vivas.

    Andreza Fabrícia Da C. Silveira
    Fisioterapia - 1MA

    ResponderExcluir
  27. a) Os componentes da matéria orgânica são hidrogênio, oxigênio, carbono, nitrogênio e enxofre. O principal componente é o carbono. Podem compor matérias vivas ou mortas encontradas no solo servindo para fertilizá-lo. O Húmus é uma parte dos elementos não-vivos da materia organica.

    b)O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos, cujo ciclo consiste na assimilação (fixação) dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas (carboidratos, proteínas), a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos. Parte dos compostos orgânicos formados são aproveitados pelo próprio organismo produtor, e o restante da produção incorporada à biomassa do mesmo, servindo como fonte de nutrientes para os subsequentes níveis tróficos da cadeia alimentar, os consumidores: primários (herbívoros), secundários (onívoros) e terciários (todos os carnívoros), até o nível dos decompositores, efetuando a degradação da matéria. Portanto, são os seres produtores os que iniciam o ciclo do carbono, captado pelos demais organismos e finalizado pelos decompositores, devolvendo ao ambiente todos os nutrientes, incluindo o carbono, para o reinício do processo. A devolução de carbono não ocorre somente com a morte de um organismo (animal ou vegetal), mas continuamente durante a vida de qualquer ser, através da respiração. Contudo, a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, utilizados em termelétricas e veículos automotivos, colaboram consideravelmente com a emissão de gás carbônico no ambiente, causando gradual elevação da temperatura média global decorrente do efeito estufa.

    c) Todas as células necessitam de cálcio para funcionarem corretamente. È o principal componente dos ossos e dentes, fundamental para a coagulação do sangue e para o funcionamento normal de nervos e músculos (contração dos músculos esquelético, liso e cardíaco). No corpo humano o cálcio encontra-se em maior quantidade no esqueleto.

    d) A molécula mais abundante nos seres vivos é H2O, água. Essa molécula é caracterizada pela sua natureza dipolar, o que proporciona sua maior coesão pelas pontes de hidrogênio. Essa força de atração entre as moléculas permite que haja um fenômeno chamado de tensão superficial. Além das forças de coesão, a água também pode se aderir à outras moléculas. Isso pode ocorrer graças à sua polaridade. A água tende a atrair e ser atraída por outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outras moléculas polares é chamada de adesão. Apresenta ponto de ebulição a 100ºC e ponto de fusão a 0ºC. É considerada o solvente universal, participando da maioria das reações do organismo.


    Paloma Rodriques Cordeiro.
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  28. a) Matéria orgânica pode ser definida geologicamente como compostos de origem orgânica encontrados sob a superfície do solo e, biologicamente como uma matéria de origem vegetal ou animal. Entre seus principais elementos estão carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre, nitrogênio. Dentre os que são de matéria viva estão raízes de plantas, bactérias, minhocas, formigas, cupins, ácaros e fungos. Os elementos químicos que participam da composição da matéria viva estão presentes também na matéria bruta .Já entre os elementos não-vivos estão organismos vegetais e animais em vários graus de decomposição e o húmus.

    b) Este processo é o Ciclo do Carbono. Onde o carbono é absorvido pelas plantas e se for incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá ser liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2 ou ser transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem os produtores. Ou seja, o carbono que é utilizado primeiro pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos e este passa a fazer parte da biomassa através da fotossíntese, onde os seres fotossintetizantes se juntam ao gás carbono atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas. Por isso o carbono é um elemento essncial na constituição das moléculas orgânicas.

    c) O cálcio é encontrado principalmente nos ossos. Suas melhores fontes são leite, seus derivados e vegetais verdes escuros. Dentre suas funções estão construir e manter ossos e dentes; coagulação sanguínea; transmissão de impulsos nervosos e regulação do ritmo cardíaco.

    d) A água é uma substância química. É composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida. Uma das propriedades químicas da água é sua estabilidade. Pode reagir quimicamente com outras substâncias. Ela reage com os óxidos-ácidos, com os óxidos-básicos, com os metais e com os não-metais e se une com os sais formando hidratos.De fato, ela é capaz de dissolver grande quantidade de substâncias, motivo pelo qual é considerada solvente universal. Isto se deve à molécula da água, que é bipolar.

    Ellen Rafaela Da Costa Silva
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  29. a) os principais elementos químicos são, carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, sódio, cálcio e potássio. Que estão distribuidos da seguinte forma: nas proteínas, encontramos: carbono, hidrogênio, oxigênio nitrogênio. Nos carboidratos e lipídios:carbono, hidrogênio, oxigênio, nos ácidos nucléicos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e nos sais minerais: sódio, cálcio e potássio.

    b) No processoe de fixação do carbono que ocorre na fase escura da fotossintese, as moléculas orgânicas de carbono serão liberados na atmosfera na forma de CO2, como resultado da degradação das moleculas orgânicas no processo respiratório. Os animais através da respiração liberam à atmosfera parte do carbono assimilado na forma de CO2.

    C) O cálcio, é o principal componente mineral do tecido osseo, tecido esse que forma os ossos dos vertebrados.

    D) A água (H2O) é a molécula mais abundante nos seres vivos, e uma das suas principais características é que ela é uma molécula estável.

    Allysson Emanuel Oliveira
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  30. a) O carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre são os elementos químicos essenciais à vida, são formados por elementos vivos que são raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos, e elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus.


    Elivânia Severina da Silva
    b) É chamado de ciclo de carbono, as plantas absorvem o carbono em quantidade maior, através da fotossíntese, os oceanos também absorvem e outros fatores emitem o carbono como as queimadas, os incêndios os vulcões e os seres vivos em geral.

    c) Nos ossos

    d) Água (H2O), é um ótimo solvente para muitas substâncias, dissolve vários tipos, polares e iônicas (sais, açúcar) e facilita a sua interação química. É mau solvente de compostos não polares.

    ResponderExcluir
  31. a)Os principais elementos químicos conhecidos também como elementos biogênicos são: carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e o enxofre. Eles são encontrados em abundancia no universo, na terra e nos mares. Podem ser produzidos pelos animais, plantas e ate em laboratórios.

    b)Esse processo é conhecido como ciclo do carbono. O carbono participa das composições químicas de todos os elementos orgânicos. Para equilibrar o processo de respiração, o carbono é transformado em dióxido de carbono. Assim o carbono que se encontra na atmosfera é retirado pela fotossíntese, que depois é devolvido para a atmosfera novamente em forma de oxigênio, que será absorvido pelos seres vivos.

    c)O cálcio é um elemento encontrado nos ossos e nos dentes. Podemos adquiri-lo ingerindo alimentos como o leite e seus derivados.

    d)Incolor e inodora, a água é um dos elementos mais importantes para a vida já conhecida. Como dissolve grande número de substâncias, a água é chamada de solvente universal. 70% do peso do nosso corpo são compostos por essa molécula, podendo ser absorvida por alimentos, que contém grande numero e água.


    Andreza Brunna Cardoso Veras
    Fisioterapia 1MA-UNP

    ResponderExcluir
  32. A- Os principais elementos químicos cujo compõem a matéria orgânica é o enxofre, hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Esses elementos tem um papel fundamental na fertilização do solo. Existem no solo elementos vivos e não-vivo. A matéria orgânica decomposta é um elemento não-vivo (Húmus) e as minhocas, formigas, bactérias e entre outros, são denominados elementos vivos


    B- A denominação desse processo é chamada ciclo do carbono, uma dos elementos mais importante na constituição das moléculas orgânica é o gás carbono. A primeira etapa do processo é feito pela utilização do carbono pelos seres vivos, esses elementos combinados ao oxigênio, faz com que as moléculas se gás carbônico seja formado. Ele está presente nos rios, mares, lagos e atmosfera. A segunda etapa é a utilização das plantas para fazer o processo de fotossíntese. A etapa final é o processo em que é dissolvido em forma de moléculas orgânicas que é utilizado por algumas espécies de animais.


    C- O principal local é nos ossos. O cálcio tem diversas funções como na formação estrutural dos ossos e dos dentes, nos sistema circulatório, auxiliando na coagulação do sangue, na contração muscular do coração e é também importantes ao equilíbrio do organismo humano. O cálcio é encontrado principalmente no leite e nos seus derivados.

    D- A agua (H2O), ela é muito importância para nossa sobrevivência, ela é constituída por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.


    Afonso Francisco dos Santos Neto.
    Fisioterapia
    1MA

    ResponderExcluir
  33. a) Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre.
    Esses elementos são encontrados em todos os organismos vivos e no solo. Pois com a morte de um organismo, a matéria orgânica que compõe o mesmo é degradada por agentes decompositores e seus elementos químicos retornam ao ambiente, sendo reaproveitados por outro organismo vivente. Como na natureza nada se perde tudo se transforma, o movimento e a estocagem da matéria afeta todos os processos físicos, químicos e biológicos, propiciando a ciclagem desses componentes.

    b) Fotossíntese, onde o carbono passa a fazer parte da biomassa. Esse processo ocorre nos organismos fotossintetizantes, que são capazes de produzir açúcar a partir da água e do CO2 atmosférico. O carbono é absorvido pelas plantas. Uma vez incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2, ou será transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem os produtores.

    c) Nos vertebrados, o tecido ósseo que compõe o esqueleto é o principal local de
    armazenamento de cálcio.

    d) A molécula mais abundante nos seres vivos é a água. A importância da água para a vida provém das suas características físicas e químicas que por sua vez resultam da sua estrutura molecular. Quando os dois átomos de hidrogénio e o de oxigénio se combinam para formar água há uma partilha dos electrões de valência, aos pares, entre os átomos de hidrogénio e o do oxigénio, formando uma ligação covalente.

    José Anchieta Morais
    Fisioterapia
    1MA

    ResponderExcluir
  34. a)São compostos principalmente por carbono,hidrogênio,oxigênio,nitrogênio,fósforo e enxofre.Esses átomos se ligam entre si e formam cadeias em combinações infinitas,formando a fertilização do solo contendo elementos vivos e não vivos.Alguns exemplos são plantas,raízes e minhocas.

    b)O carbono é de extrema importância pois todos o compostos orgânicos o contém,está presente no ambiente e é utilizado pelos seres vivos.O carbono combinado com o hidrogênio formam as moléculas de gás carbônico que está presente em toda a atmosfera.

    c)Sendo ele considerado o mineral mais importante do nosso organismo,o cálcio está presente em maior quantidade nos nossos ossos(esqueleto)cerca de 99%.

    d)No organismo dos seres vivos,a molécula mais abundante e essencial, é a água que é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio,sendo representada por H2o.

    Antônia Maiara Gourmon de Medeiros
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir
  35. Questão A) São todos os elementos existentes no solo, sejam eles vivos ou não. Formados por hidrogênio, carbono e oxigênio, nitrogênio e enxofre.
    Questão B) É o ciclo de carbono, que se inicia quando as plantas absorvem o CO2 atmosférico e o utiliza na fotossíntese reunindo às suas moléculas. Depois o carbono passa para o outro nível alimentar, onde os animais comem as plantas absorvendo parte desse carbono incorporando em forma de açúcares para depois ser devolvido para a atmosfera.
    Questão C) Os Ossos são responsáveis pela sustentação do corpo. Existem mais cálcio no corpo do que qualquer outro mineral. A maioria do cálcio é encontrada nos ossos. Podemos encontrar fontes de Cálcio em Leite e seus derivados como (queijo, coalhadas, iogurtes entre outros).
    Questão d) As nossas vidas está diretamente relacionada a presença de água,por esse motivo é a molécula mais abundante, a mesma detém diversas propriedades essenciais para os seres vivos, provenientes de sua estrutura, além de possuir capacidade de deteriorar substâncias inorgânicas e orgânicas. A maior parte da massa dos seres vivos é simplesmente água.Essa substancia é conhecida como solvente universal.

    ALINE SILVEIRA
    FISIOTERAPIA
    1 MA

    ResponderExcluir
  36. A. A matéria orgânica é composta pelas as substâncias químicas que contêm carbono e, em alguns casos, oxigénio, nitrogénio, fósforo e outros elementos. Estes por sua vez se encontram em resíduos animais ou vegetais que se encontram no solo e que o ajudam a ser fértil.
    B. A fotossíntese - processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia.
    C. Os ossos e dentes são a principal fonte de reserva do cálcio, 99% de todo o cálcio do nosso corpo está armazenado nesses tecidos.
    D. A molécula mais abundante nos seres vivos é a de água. Ela é um solvente universal e muito eficiente na regulação do equilíbrio térmico.

    Aline de Oliveira Silva
    Fisioterapia – 1MA

    ResponderExcluir
  37. A) Pode -se afirmar que os principais elementos que compõem a matéria orgânicas são carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre, sendo o carbono encontrado em maior quantidade. Esses elementos podem ser encontrados no solo, como a raiz das plantas, bactérias, formigas, minhocas, como também são encontrados na própria matéria bruta.

    B) É denominado Ciclo do Carbono. O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.

    C) Nos ossos. Os ossos são estruturas presentes em todos os animais invertebrados. Essas estruturas formam o esqueleto lhe dando força, sustentação, forma e acima de tudo a capacidade de se movimentarem. O cálcio pode ser adquiridos através da ingestão de leite e seus derivados também couve, laranja e feijão são fontes muito boas de cálcios.

    D) Sabemos que a substância mais abundante no corpo de um ser vivo, seja ele animal ou vegetal, é a água. Ela é considerada o solvente universal, transportadora de substâncias da célula. A composição química de sua molécula é constituída pela ligação de dois átomo de Hidrogênio e um de oxigênio( H2O). Sem água nenhum ser vivo pode sobreviver.

    Ingrid Garcia de Sena
    Fisioterapia 1M

    ResponderExcluir
  38. a) Os principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica são os que contém compostos de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e enxofre, interligando se um com o outro para haver a fertilização do solo, e que são encontrados na matéria viva como plantas, bactérias, raízes; ou não viva como húmos e resíduos de vegetais em diversas etapas de deteriorização.

    b) o processo de incorporação do carbono das moléculas orgânicas a partir do CO2 atmosférico é denominado Ciclo de Carbono.
    O carbono encontra sediretamente relacionado com a constituição das moléculas que compõem os seres vivos;
    sob a forma de CO2 na atmosfera, é utilizado pelas plantas para a realização da fotossíntese (produção de matéria orgânica);
    A utilização da matéria orgânica pelos produtores, conumidores e decompositores (respiração celular) devolve o CO2 à atmosfera;
    Com a morte dos organismos, parte da matéria orgânica fica contida no ecossistema sob a forma de combustíveis fósseis;
    a utilização desses combustíveis para a geração de energia propulsora de veículos automotores, por exemplo, lança enormes quantidades de CO2 na atmosfera, o que contribui para o aumento do efeito estufa.

    c) são nos ossos (além de sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fortalece pontos de apoio para a fixação dos músculos); onde encontra se o principal local de reserva de cálcio nos vertebrados. O cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos e dentes. É também necessário para o sustentamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação d sangue e pressão arterial. Suas principais fontes são os laticínios: leite, queijo, peixes ósseos, dentre outros.

    d) A água, embora seja um dos compostos mais importantes, é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos; sendo vital para os organismos vivos. Ela é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). A água é um solvente universal; é um importante fator na regulação do equilíbrio térmico; age como lubrificante, estando presente em regiões onde existem atritos, como nas articulações, bem como entre os órgãos; tem importante participação nos processos de transporte de substâncias, tanto intra como exttracelularmente (alimentos, oxigêni, gás carbônico e excretas) se difundem na água e por ela são transportados. Além disso, ela não tem cor (incolor, odor (inodoro)ou sabor (insípido).

    Adriana Bezerra Albuquerque
    Fisioterapia-1MA

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. A)A matéria orgãnica é constituida por elementos vivos e não-vivos e os principais elementos que compoe a matéria orgãnica são:Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre.Esses elementos fazem uma ligação entre um e o outro para que possa acontecer a fertilização do solo nos quais os elementos citados acima sao encontrados.

    B)È denominado o ciclo do carbono, na qual o carbono é absorvido pelas plantas e se for incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá ser liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2 ou ser transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem os produtores.

    C)Nos ossos,que são estruturas presentes nos
    vertebrados.

    D)A molecula mais abundante no ser vivo é a agua(H2O),seja ele humano, animal, célula ou vegetal.Ela é muito importante para nossa sobrevivencia pois dissolve grande número de substancias,sendo que uma de suas principais caracteristicas é que ela é uma molécula estavel.

    Willyanne Rodrigues Maia
    FISIOTERAPIA 1MA

    ResponderExcluir
  41. A)A matéria orgânica é composta basicamente por cinco elementos químicos, que são eles: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio e enxofre. 5% de matéria orgânica esta determina em grande parte a produtividade do solo. Serve como uma fonte de alimento para microrganismos através de reações químicas, influenciando nas propriedades físicas do solo. O Húmus é uma parte dos elementos não-vivos. , já os elementos vivos são a minhocas, fungos, bactérias, formigas, cupins ,raízes de plantas e ácaros.

    B)Essa denominação se da pelo carbono que é fundamental na constituição das moléculas orgânicas e é o elemento básico da construção da vida. Além dos seres vivos estarem utilizando, ele também é absorvido pelas plantas e depois poderá fazer duas trajetórias; ou será liberado novamente para atmosfera na forma de CO2 ou poderá na forma de moléculas orgânicas aos herbívoros. Carbono deixa a biota através da respiração. Processo pelo qual os compostos orgânicos são quebrados, liberando CO2, ou seja, C inorgânico, CO2 e HCO3- são convertidos em C orgânico pela fotossíntese, CO2 é retirado pelas plantas na terra e nos processos com o auxílio da luz solar, através da fotossíntese.


    C)A maior concentração de cálcio nos vertebrados está nos ossos, e o mesmo é adquirido através do leite e seus derivados queijo, coalhada,
    manteiga entre outros. Pois o cálcio tem função de sustentação e locomoção do corpo.

    D)A água é a molécula mais abundante em um ser vivo, é muito importante para a vida de todas as espécies..É composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio formando a molécula de H2O. É também o solvente universal.

    Dirse Fernandes de Amorim - Matrícula: 201104998
    Fisioterapia-1MA

    ResponderExcluir
  42. A- Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos interligados para que resulte na fertilização. Quando os consumidores se alimentam, o carbono presente nas moléculas orgânicas é transferido para o seu corpo. Parte deste carbono é liberada para o meio durante a respiração, sendo a restante parte retirada dos tecidos dos organismos. Quando os organismos morrem, entram em decomposição e o carbono é libertado, regressando à atmosfera ou à água. Um exemplo de matéria orgânica viva são as raízes de plantas, formigas, bactérias e minhocas.

    B- Fotossíntese. É o processo que ocorre nas plantas que absorvem energia em forma de luz a partir do sol convertendo em energia química. Os animais obtêm, nos alimentos, os compostos orgânicos, enquanto que a energia química é obtida através da respiração.

    C- O principal local de armazenamento de cálcio nos vertebrados é no tecido ósseo que compõe o esqueleto.


    D- A molécula mais abundante nos seres vivos é a água. Podem ser citados em sua composição a característica química, o fato de ser uma molécula bipolar e sua grande capacidade de formar pontes de hidrogênio e também composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio formando a molécula de H2O.


    Adriana Paz dos Santos
    Fisioterapia 1 MA

    ResponderExcluir
  43. a)os seres vivos são essencialmente constituídos por carbono, oxigénio, hidrogénio, enxofre , fósforo, Calcio... lembrando que o elemento principal na atmosféra é o nitrogênio com 70% do total.


    b) O carbono Esta nos seres vivos, vindo da atmosfera Por meio da fotossíntese


    Dessa forma, o carbono fixado na fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retoma gradativamente à atmosfera, em conseqüência da respiração dos próprios seres vivos.

    c) a principal reserva de cálcio são os ossos

    d) a principal molécula nos seres vivos é a água H2O
    constituída por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio
    água é a fonte da vida!

    DaniloMagalhães 1MA FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  44. a)Os elementos químicos que compõem a matéria orgânica são composto por: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Para facilitar usamos o acrônimo “CHONPS”. Esses elementos interagem entre si, formando as substâncias orgânicas e algumas inorgânicas sendo a orgânica caracterizada pela presença de carbono em sua constituição.
    A matéria orgânica são todos os elementos vivos e não vivos encontrados no solo que contêm composto de carbono. Entre os elementos vivos, temos: raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos e nos elementos não-vivos são os restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e Húmus.

    b)O processo de incorporação do carbono nas moléculas se dá através do ciclo que consiste na assimilação, ou seja, na fixação dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.
    Portanto é através do processo ciclo do carbono que se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese incorporando-o às suas moléculas.

    c)O cálcio é o mineral de principal aproveitamento dentro do organismo humano. Sua função é de estruturar ossos e dentes, onde esta reservado a maior parte, ativando ainda algumas das reações da coagulação sanguínea como co-fator enzimático, ou liberar energia necessária para a contração muscular. As principais fontes de cálcio estão no leite e derivados desse, como também em sardinha e alguns vegetais verdes, como a couve. Todos possuem boa equivalência em sua bidisponibilidade.

    d)A água é um dos compostos mais importantes, bem como o mais abundante para o organismo do ser humano que é quase totalmente formado por água, e fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.
    Sendo também capaz de dissolver muitas substâncias. Assim, possui papel importantíssimo na dissolução dos reagentes que participam das reações metabólicas dos organismos. Outro papel das moléculas da água é evitar o atrito entre partes, como ossos, cartilagens e órgãos internos, atuando como uma espécie de lubrificante.
    A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio sua fórmula química é H2O.

    Andréia Dantas de Lira
    Fisioterapia - 1MA

    ResponderExcluir
  45. 1.CHONPS: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre. são encontrados em matéria viva como também na decomposição da mesma, no ar, ou até mesmo em rochas e outros compostos.

    2.O carbono é absorvido pelas plantas no processo de fotossíntese, após ser absorvido ele é levado a cada parte da planta, no processo de decomposição ele volta ao solo e ao ar. Esse processo é denominado Ciclo do Carbono.

    3.O cálcio nos vertebrados fica armazenado principalmente nos ossos.

    4.Água, que é uma molécula polar, assim ela dissolve a maior parte dos compostos, por isso é conhecida como solvente universal.

    Darwin Ellan Silva Nunes

    ResponderExcluir
  46. A)São compostos orgânicos,cuja massa são formados de carbono,hidrogênio,oxigênio,nitrogênio e enxofre,um está interligado ao outro para que haja a fertilização do solo.São todos os elementos vivos e não vivos que contem no solo os Húmos é um elemento náo-vivo do solo,já os elementos vivos são as formigas,raízes de plantas entre outros.
    B)O carbono é um elemento fundamental para a constituição das moléculas.O carbono combina com o oxigênio está presente no ambiente que os seres vivos utilizam,formando moléculas de gás carbonico que esta presente na atmosfera.Atráves da fossintese o gás carbonico se transforma em meléculas orgãnicas.
    C)O principal local de reserva de cálcio é nos ossos,que são adquiridos em leites e seus derivados como manteiga,queijo,iorgute,coalhada,ele auxilia na formação dos ossos,ajudando coagulação do sangue,na formação dos dentes,na contração muscular.
    D)A água é a substância mais abundante nos seres vivos,sua molécula é constituida por duas ligações de átomo hidrogênio e uma de oxigênio,sendo assim sua formula quimica H2O.A água é uma substancia muito importonte para todas as especié sendo ela humana,vegetal ou animal.

    ResponderExcluir
  47. Maria Luana da Silva
    FISIOTERAPIA 1MA

    ResponderExcluir
  48. A) A matéria orgânica é constituída, basicamente, por carbono, hidrogênio e oxigênio. Todos são encontrados na matéria orgânica em geral, na atmosfera e formando outros compostos que estão presentes no meio-ambiente.

    B) Fotossíntese.

    C) Ossos.

    D) A molécula mais abundante no corpo humano é a água. Uma de suas características químicas é a sua polaridade. A água é uma substância polar (onde há uma carga parcial negativa no oxigênio e uma carga parcial positiva nos hidrogênios) e, por causa dessa polaridade, ela faz uma ligação chamada de pontes de hidrogênio. Essa ligação permite que uma molécula de água mantenha-se agregada a várias outras e é ela a responsável pelo ponto de ebulição da água, pois, se não fosse a ponte de hidrogênio, o P.E. da água giraria em torno dos -80ºC, o que resultaria na água existente apenas na forma gasosa.

    Carmira Fernandes Jerônimo

    ResponderExcluir
  49. a)A matéria orgânica é composta por elementos vivos e não–vivos.Os principais elementos são: carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre, nitrogênio.Os elementos que a compõem são encontrados no solo, resultado da decomposição feita por bactérias e fungos da matéria de cadáveres.
    b)O carbono está presente tanto na hidrosfera como na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono(CO2).O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos.As plantas absorvem o carbono em quantidade maior, através da fotossíntese, os oceanos também absorvem e outros fatores emitem o carbono como as queimadas, os incêndios os vulcões e os seres vivos em geral.
    c)No corpo humano o cálcio encontra-se em maior quantidade no esqueleto.O cálcio pode ser adquiridos através da ingestão de leite e seus derivados também com o couve, a laranja e o feijão,são fontes muito boas de cálcios.
    d)A molécula mais abundante nos seres vivos é a de água.Essa molécula é caracterizada pela sua natureza dipolar, o que proporciona sua maior coesão pelas pontes de hidrogênio. Uma das propriedades químicas da água é sua estabilidade.


    Joilma Nayara Da Silva
    Fisioterapia -1MA

    ResponderExcluir
  50. a)Componentes como carbono, oxigênio, hidrogênio, enxofre, nitrogênio , que ao interligassem realizam a fertilização do solo.
    A qual é composta por seres vivos como bactérias, minhocas e ácaros, e os húmus que fazem parte dos seres não-vivos.

    b)O processo é conhecido como o Ciclo do Carbono que consite em o carbono combinar-se ao oxigênio formando o gás carbÔnico, presente nos rios, mares, na atmosfera, sendo ultilizado na fotossíntesse dos vegetais e na respiração dos animais herbívoros.

    c)O cálcio é encontrado em maior concentração nos ossos, sendo seu elemento principal, podendo ser adiquirido atráves da ingestão de leite e seu derivados, tais como manteiga, queijo e iogurte.

    d)A mólecula da água é considerada a mais abundante presente nos seres vivos de forma geral. É classificada como solvente universal e a formação de sua molécula se da pela ligação de entre dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, apresentando a fórmula química H2O. Entre outras características que a torna essencial à vida.


    Ana Carolina Alves Braga
    Fisioterapia - 1MA

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. a)Certos tipos de elemento químico sempre estão presentes em diferntes porporções,na matéria viva e não-viva.Esse elementos são o carbono,o hidrogênio,o oxigênio,e em menor proporção o fósforo e o enxofre.
    Os seres vivos sõ constituídos por moléculas formadas por meio de ligações químicas entre átomos desses elementos químicos,chamados de substâcias orgânicas.
    b)a fixação do carbono na matéria orgânica a partir do CO2 dá-se pela fotossíntese.
    c) O principal local de reserva do cálcio nos vertebrados é nos osssos e nos dentes.
    d) A maior parte da massa dos seres vivos é composta por água. a água é um excelente solvente, ou seja, é capaz de dissolver várias substâncias químicas, é conhecida como solvente universal.
    Hylanne Moura
    Fisioterapia - IMA

    ResponderExcluir
  54. Gostei desse blog.
    Vcs estão de parabéns...

    ResponderExcluir