quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Origem da vida


As condições da Terra primitiva

A Terra sofria com os altos níveis de radiação ultravioleta, descargas elétricas, altas temperaturas, além da sua atmosfera ser formada por amônia, metano, gás hidrogênio, e vapor d’água, o que combinados, provocaram o surgimento do primeiro aminoácido .
Teoria de Oparin ( heterotrófica ).

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

• Orgânulos e células - As moléculas do organismo formam pequenas estruturas celulares, chamadas orgânulos. Um exemplo são as mitocôndrias. Essas mitocôndrias fazem parte de uma célula óssea. Células, são as unidades fundamentais da grande maioria dos seres vivos.
• Tecidos - O tecido é composto de várias células . Essas células se dispõe de forma concêntrica e se dispõe de acordo com cada tecido, como o tecido ósseo.
• Órgãos - Órgãos  são compostos de vários tipos de tecidos. Há vários tipos de órgãos no organismo, tanto vegetais quanto animais.
• Sistemas - A reunião de vários órgãos que funcionam em conjunto, de forma harmoniosa, constitui um sistema. Da mesma forma, os órgãos da boca, esôfago, estômago e intestino são parte do seu sistema digestivo.
• Organismo - O sistema esquelético, o muscular, o digestivo, o nervoso digestivo, nervoso e todos os demais constituem , no caso da figura, o organismo chamado guará ou outro ser vivo. É a união de todos os sistemas de um corpo.


 Do organismo à biosfera
• População - População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive num determinado lugar e numa determinada época.
• Comunidade - Ao conjunto das diversas populações chamamos comunidade. A comunidade representa, portanto, o conjunto dos seres vivos de uma certa área.
• Ecossistema - Quando a comunidade de certa área é considerada junto com os fatores não-vivos (abióticos), falamos em ecossistema. Num ecossistema existem portanto os fatores vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).
• Biosfera - Ao conjunto de todos ecossistemas do planeta os biólogos denominam biosfera ou ecosfera. O termo significa “esfera da vida”  e evidentemente se refere as partes do planeta Terra que contém vida.

Os componentes dos ecossistemas


Todos os ecossistemas tem, normalmente, três tipos de organismos, os produtores, os consumidores e os decompositores.
Os produtores são vegetais cloroficados;  tanto podem ser altas árvores da floresta Amazônica como as algas microscópicas, existem na água do mar ou de uma lagoa.
Os consumidores  são órgão incapazes de produzir seu próprio alimento orgânico; tem a necessidade de obtê-lo de outros organismos. Direta ou indiretamente, eles dependem do alimento fabricado pelos produtores.
Os decompositores são as bactérias e os fungos presentes em qualquer ambiente, e tem a importância fundamental . Eles decompõe as excretas e os restos de animais e de vegetais, após a sua morte. Tanto os consumidores quanto os decompositores, por não produzirem seu alimento e dependerem dos produtores, são ditos heterotrófos.

Um comentário:

  1. Os nutrientes que o nosso corpo obtém dos alimentos são as proteínas, as vitaminas, os sais minerais, fibras e carboidratos. Cada um destes fornece diferentes quantidades de energia (caloria). O nosso corpo queima calorias para termos energia. Sempre que andamos, corremos, ou simplesmente a respiramos, ou seja, cada movimento que fazemos incluindo as funções corporais in-voluntárias depende das calorias. Assim, quanto mais movimentos realizamos mais calorias vamos queimar.
    Quando as pessoas ingerem mais calorias do que realmente precisa para o nível de atividades diárias que efetua naturalmente, o corpo humano armazena o excesso de calorias, no caso de pre-cisar delas mais tarde. Porém, um excesso de gordura contribui pa-ra o aparecimento ou agrava diversas doenças. Entre elas estão: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças coronarianas (an-gina e infarto) e acidente vascular cerebral (derrame). As estatísti-cas mostram que uma pessoa acima do peso corre o dobro do risco de adoecer, em comparação com alguém que se mantém em sua faixa de peso ideal. A taxa de mortalidade também aumenta com o grau de obesidade.
    Aline de Oliveira Silva
    Fisioterapia – 1 MA
    UNP - Mossoró

    ResponderExcluir