sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vírus: são os únicos organismos acelulares da Terra atual.


VÍRUS
Disponível em: www.sobiologia.com.br

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.
Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado retrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois a tradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.
Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.
Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.
Vírus, seres vivos ou não?
Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução, etc.); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc.
No homem, inúmeras doenças são causadas por esses seres acelulares. Praticamente todos os tecidos e órgãos humanos são afetados por alguma infecção viral. Abaixo você encontra as viroses mais frequentes na nossa espécie. Valorize principalmente os mecanismos de transmissão e de prevenção. Note que a febre amarela e dengue são duas viroses que envolvem a transmissão por insetos (mosquito da espécie Aedes aegypti). Para a primeira, existe vacina. Duas viroses relatadas abaixo, AIDS e condiloma acuminado, são doenças sexualmente trasmissíveis (DSTs). A tabela também relaciona viroses comuns na infância, rubélola, caxumba, sarampo, poliomelite - para as quais exiestem vacinas.
Prevenção e tratamento de doenças virais.
Devido ao uso da maquinaria das células do hospedeiro, os vírus tornam-se difíceis de matar. As mais eficientes soluções médicas para as doenças virais são, até agora, as vacinas para prevenir as infecções, e drogas que tratam os sintomas das infecções virais. Os pacientes frequentemente pedem antibióticos, que são inúteis contra os vírus, e seu abuso contra infecções virais é uma das causas de resistência antibiótica em bactérias. Diz-se, às vezes, que a ação prudente é começar com um tratamento de antibióticos enquanto espera-se pelos resultados dos exames para determinar se os sintomas dos pacientes são causados por uma infecção por vírus ou bactérias.

58 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Menina caprixaram no texto*-*
    Adoreiii, o que eu não sabia sobre virus fiquei sabendo agora com esse \texto!!
    Tá de parabéns a pessoa q fez esse texto!!*-*
    Nota 10...

    By: Malu Danniely 1MA

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais desse texto, pois fala sobre o vírus,suas causas e consequencias,tratamentos.
    Informações essencias para a formação profissional na área da saúde.


    Luiz Carlos 1MA

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto...Por falar em vírus, recentemente saiu uma matéria no G1 acerca do Vírus da AIDS. Cientistas descobriram uma possível forma de criar vacinas contra a patologia viral.

    È a ciência avançando cada dia mais!^^"

    Leonardo Lopes - 1MA

    ResponderExcluir
  6. Olá,Adorei o texto,e o assunto que foi abordado,o virus e sempre uma grande preocupação para a sociedade,e temos que saber direitinho as formas de se previnir.todo tipo de informações que possamos ter sobre virus concerteza e muito bom.bjs... Cymara Patrizia 1MA

    ResponderExcluir
  7. olá! Gostei muito do texto explicar muito bem sobre os vírus.

    ResponderExcluir
  8. Sempre acompanho esse site sobiologia, procuro varias forma de pesquisas para estudar e como faço enfermagem e tudo leva a CÉLULA e etc... tenho como fonte de pesquisa esse site.
    ótimo texto de estudo!
    =)

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto, os vírus é sempre uma preocupação para nós seres humanos, temos que saber as formas de nos prevenir.

    João Arthur GentiL 1 Ma.

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo texto, muito interessante a parte que descreve sobre doenças virais, difícil compreender como um organismo de estrutura tão simples, que não é capaz de realizar metabolismo e se reproduzir sem parasitar uma célula, poder causar doenças como AIDS e febre amarela, entre outras doenças que causam a morte de muitas pessoas ate os dias de hoje.

    A melhor forma de garantir a saúde é a prevenção!!!

    ASS: jerfson Pinto Torres
    ENFERMAGEM 1º Ma
    MATUTINO.

    ResponderExcluir
  11. o temo abordado no texto é muito legal e de muita importância, pois é o vírus é um pequena partícula que nao podemos ver a olho nu mais essa pequena partícula causa um grande problema.


    marilya serafim 1NA

    ResponderExcluir
  12. referente ao texto acima
    marilya serafim enfermagem 1 NA

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto, muito bem elaborado.
    Parabéns!

    Anelly Bárbara
    1NA

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!
    O texto está ótimo, muito esclarecedor.

    Nayara Maciel
    1NA

    ResponderExcluir
  15. Ótimo blog!
    Texto interessante.

    Oscar Júnior
    1NA

    ResponderExcluir
  16. Muito boom! o blog está de parabéns. Pois este texto contém excelentes informações e prevenções de doenças virais, como foi exemplificadas algumas delas. E Hoje o fator mais preocupante da população são essas doenças, como é o caso da "Dengue".
    Em alguns sites e jornais publicaram a notícia que um bebê de 1 ano e 9 meses, morreu de dengue hemorrágica no RJ, e que segundo os familiares a médica dizia que era problema de garganta, mas a criança apresentava manchas pelo rosto e febre. Ao ler a matéria fiquei impresionada como em tão pouco tempo este "Vírus" destruiu a vida desta criança. Mas depois de ler o texto acima, percebi o tamanho perigo que uma doença viral causa. Então para termos qualquer chance de conter um vírus perigoso, é necessário uma vigilância constante,e ações rápidas e eficientes.

    Jaedyna Monteiro
    Enfermagem 1MA

    ResponderExcluir
  17. Texto muito bom sobre vírus, nos dar uma idéia do que é capaz de fazer no organismo parasitando-nos e trazendo tantos desconforto. Parabéns pela iniciativa do blog e pelos texto.

    Dinarte Loureiro
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  18. O vírus não tem vida celular, mas se reproduzem de maneira invasora, para degenerar uma célula sã, para a prevenção os antibióticos são inúteis,no tratamento antes do diagnostico.





    http://app.esac.ua.ac.be/public/index.php/pt_pt/double-edged-ribbon/bugs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Adorei o texto, pois o vírus e sempre uma grande preocupação para a sociedade. Ao ler o texto fiquei impressionada, pois o "Vírus" destruiu a vida muito rápida. Então para termos qualquer chance de conter um vírus perigoso, é necessária uma ações rápidas e eficientes.

    Marília Oliveira
    Enfermagem 1MA

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante o texto,ajuda bastante a esclarecer duvidas para nós alunos,o virus é sempre uma preoucupação para todos nós.


    Tássia Thaylane 1ma.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o texto.Resumidamente pude entender melhor sobre esse tão falado VIRUS.concordo com os estudiosos que dizem que virus não tem vida pois,sem ter celula ele não tem metabolismo nem se reproduz,ele depende de um hospedeiro.mesmo sem vida ele é muito poderoso pois ocasiona muitas doenças,ainda bem que muitas doenças são prevenidas com vacina.
    INTERESSANTE:um ser sem vida,mas com o poder de destruir vida.Nós seres humanos estamos sempre lutando contra ele.

    FRANCISCA DAS CHAGAS
    ENFERMAGEM 1NA
    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  22. O texto foi muito interessante, pois tive conhecimento de tudo que tem haver com vírus ,sem contar que eles são intracelulares obrigatórios,e não são constituído por células .

    Raniele Daiane de Melo Caminha
    ENFERMAGEM 1NA

    ResponderExcluir
  23. O texto está otimo, muitas informações importantes para nós sobre os vírus, gostei muito é bem interessante.

    Dayana Cristina 1NA

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto, esse texto muitas informações sobre o vírus aprendi muita coisa c esse texto
    tirei mts duvidas.Ta de parabéns nota 10!!!

    Andreia 1MA

    ResponderExcluir
  25. gosteii muiito! assistimos ate um filme falando sobre o assundo na aula de rubia, foii muiito massa, posta agora textos falando mais sobres as doenças causadas por virus! beiijiinhos

    eduarda 1MA

    ResponderExcluir
  26. Ao ler o texto ampliei meus conhecimentos sobre o assunto aprendi que a palavra vírus significa "veneno", já indicando que todos os vírus são causadores de doenças. Características: seres acelulares, composição: DNA e proteína ou RNA e proteína. (não existe vírus com os dois tipos de material genético). Os vírus são os únicos seres considerados vivos sem possuir célula, isso é devido à sua capacidade de reprodução (mas isso, claro, só acontece se eles invadirem uma célula para assim utilizarem sua maquinaria). Exemplos de doenças causadas por vírus: AIDS, Dengue, hepatite, raiva, gripe, resfriado, meningite viral, entre outras. Vale à pena, estudar como se contaminam e como se previne dessas doenças.
    Valeu pelo texto!!!

    Micaelli Campos 1º MA

    ResponderExcluir
  27. O texto é muito interessante, tirou minhas dúvidas sobre vírus. O blog foi algo bem bolado, pois serve para nos auxiliar em dúvidas.

    adorei o texto!!!

    Kelly janaína Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  28. O texto relata o conceito de Vírus, nos deixa informado sobre, seus tratamentos, prevenções, doenças causadas por ele, e várias outras coisas importantes.

    Fabyellyson Dantas
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  29. O texto foi muito esclarecedor, me ajudou muito a entender melhor sobre o assunto.

    José Allyson Costa Morais - 1NA

    ResponderExcluir
  30. O texto é um debate muito importante e tem vários tipos de recepção, ele é bem interessante, muito bem elaborado e nos ensina muito, até sobre doença que eu não sabia que se adquiria através de vírus.

    ResponderExcluir
  31. O texto descreve muito bem, sobre os vírus. Trata de como funciona o seu metabolismo, sua capacidade de multiplica-se e para isso aproveita-se dos mecanismos das células onde se hospeda, e como se propagam as infecções virais, os mecanismos de transmissão, prevenção e tratamento, relaciona algumas doenças virais, que são transmissíveis por insetos e outras que são sexulamente transmissíveis. Sendo as vacinas(que sã compostas de vírus inativos ou atenuados com a função de alertar os anticorpos), a solução médica mais eficaz para a prevenção e as drogas que tratam dos sintomas das infecções virais.
    É impressionante como uma partícula tão pequena, que só é vista aos microscópios eletrônicos, ser capaz de provocar tantas doenças graves. Algumas doenças provocadas por vírus são: AIDS, catapora, caxumba, condiloma acuminado, dengue, febre amarela, gripe, hepatite, herpes, mononucleose, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo e varíola.

    Parabéns pela iniciativa !
    O blog está muito bom, uma ajuda adicional muito boa aos nossos estudos...

    Kétsia Paiva
    ENFERMAGEM - 1MA

    ResponderExcluir
  32. olá.este texto é bastante construtivo para nossa formação como futuros profissionais de saúde já que os virus são os maiores causadores de doenças cronicas da atualidade;PARABENS aos cordenadores deste blog pela iniciativa valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  33. Primeiramente quero PARABENIZAR, pela criação do blog, pelas informações que estão sendo postadas pois essas acabam tirando algumas dúvidas, mostrando assim, que é mais uma ferramente valiosa para estudos.
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa! e obrigada por nos ajudar.

    ResponderExcluir
  34. O texto fala muito bem sobre os vírus, esclarecendo nossa visão sobre este assunto, muito bem elaborado, eu particularmente adorei o texto.

    Jakeline Vitaliano
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  35. Ótimo: Só veio esclarecer alguns duvidas em relação a vírus e bactérias.

    Edna Silva

    Enfermagem - 1NA
    08/04/2001 - 14:20

    ResponderExcluir
  36. Excelente o texto, e extremamente importante sabermos de cada detalhe relacionado ao virus, de inicio eu sabia de sua existencia dos seus males porem não tinha uma noção mais aprofundada, e esse texto mim estigou a saber mais dessa pequena criatura sem vida e tao forte!!! Uma salva a ciencia que a cada dia tem melhorado!!!
    Karla Freire (enfermagem 1NA).

    ResponderExcluir
  37. Este texto nos revela a grande importância de saber como se comporta o vírus dentro da celula, para que com esse conhecimento possamos saber de forma ampliada quai as causas e consequencias que esta ser poderá traze para nosso corpo.

    ResponderExcluir
  38. Esse texto revela o quanto é importânte sempre estar a par de tudo sobre esse ser que apesar de não ser um ser vivo pelo menos para a maioria dos ciêntistas, por ser um parasita obrigatírio, e não possuir metebolismo próprio, precisando assim, da celula para se reproduzir.
    Isso nos da grande aparato para produzir novas vacinas que nos imunizem contra o vírus dando a oportunidade de estudar e descobrir suas habilidades de enganar a celula, podendo assim, entrar em seu interior causando a disfunção de seu metabolismo levando a morte da celula, e prejudicando o funcionamento do corpo humano, causando danos em seu interior.

    ResponderExcluir
  39. Quem escreveu esse texto tá de Parabéns, pois ainda tinha muita gente com duvidas sobre vírus, e eu sou um delas. Mas depois que li este texto fiquei bem esclarecida. É muito importante ficarmos informada sobre vírus.


    Adorei muito!!!

    Camila Rogeana
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  40. Trata de como funciona o seu metabolismo, sua capacidade de multiplica-se e principalmente suas causas e consequência !

    Tiburcio Junior-1MA

    ResponderExcluir
  41. os virus são os maiores causadores de doenças cronicas da atualidade, por isso que o texto comenta bem as causas e consequências que e tratamentos para nós seguirmos !

    Junior Tiburcio-1MA

    ResponderExcluir
  42. o vírus é um ser que apesar de acharmos que é inofencivo por ser acelular e não possuir metebolismo próprio, devemos sempre estar a par de todas as suas funções e principalmente as disfunções que ele pode provocar em nosso organismo, pois é um ser intra celular obrigatório, e pode causar transtornos ao nosso organismo, e por isso é tão importânte saber sobre ele.

    ResponderExcluir
  43. Como já dizia a minha pequena grande professora Rossany Reis. "Como Zé Maria diz, Vírus é um vírus, ele tem uma classe só para ele". Xic né?

    Zé Maria Dantas - Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  44. Alguns biologos consideram o vírus um ser vivo, pois este faz quase todas as funções que um ser vivo normal. Eles "nascem", se desenvolvem e se reproduzem. Logo para mim ele é ser vivo.
    porem do em contra partida não possuem metabolismo proprio e depende de celulas hopedeiras pra se manterem "ativos".
    Fica a duvida para a ciencia buscar uma resposta.

    Ayslon Ayron Paulino - Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  45. COMO JÁ TÍNHAMOS VISTO COMENTAR SOBRE VÍRUS EM SALA DE AULA,ESSE TEXTO VEIO COMO APRIMORAR MAIS NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE ESTE SER QUE NÃO TEM CÉLULA MAIS É TÃO FORTE PARA PREJUDICAR UM SER VIVO.
    Alana Eliza 1 NA.

    ResponderExcluir
  46. Adorei o texto postado pelos queridos docentes,pois nos esclarece algumas dúvidas que ainda nos questionamos a respeito dos vírus,e o que é mais interessante é que eles são parasitas obrigatórios mas que os mesmos chegam muitas vezes a modificarem o metabolismo da célula podendo provocar sua degeneração e até a morte.

    Paula márcia Gomes
    Enfermagem 1Na noturno

    ResponderExcluir
  47. O texto está realmente muito bom,
    bem objetivo e de fácil entendimento.
    conhecer mais sobre assuntos já estudados ou comentados é de grande valia para nós
    discentes, precisamos estar continuamente ligados,
    este texto sem dúvida nos ajudou a entender um pouco mais o conceito de vírus, e aguçou nossa curiosidade para posteriores pesquisas e estudos.

    A iniciativa do blog também está de parabéns!!!

    Ismaelli Nogueira
    Enfermagem 1 Na.

    ResponderExcluir
  48. Penso que os vírus não devem ser classificados como seres vivos, já que suas características não condizem com as características vitais. Devmos ter o cuidado com o uso abusivo de antibióticos, pois os mesmos não tem efeitos contra os vírus, assim estaremos evitando a proliferação de cepas resistentes a antibioticos.

    Renata Jakeline 1MA

    ResponderExcluir
  49. OLÁ !!!
    O texto está muito interessante, pois foi abordado de uma forma bem simplificada ajudando assim a nós entendermos bem más a fundo o assunto sobre vírus.
    No texto lido acima , podemos entender que os vírus, se reproduzem, se manifestam e a sua cvonstituíção.Os vírus são parasitas, e não são constítuídos por células, embora dependa exclusivamente delas para mutiplica-se.
    É constituído pela uma cápsula proteica, que envolve oseu material genético.(DNA ou RNA).
    ROSE ENFERMAGEM 1 NA....

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo bolg!!!!o conteúdo é muito bom!
    Os vírus são seres acelulares, destituidos de metabolismo próprio, que se reproduzem a partir
    de outros seres vivos, portanto,são parasitas intracelulares obrigatórios.Seu material genético (DNA OU RNA)é envolvido por uma capsula protéica.
    Polyana enfermagem 1na.

    ResponderExcluir
  51. O texto, como muitos já disseram, é ótimo.

    Incrível como um ser que precisa de outro para se reproduzir e ter suas funções, causa tantos problemas.

    O retrovírus, causador da aids, eu o acho muitoo "massa"...através do RNA ele consegue duplicar DNA viral duplicando-se mais e mais...por isso os chamados Coquetéis, visam eliminar ou até mesmo diminuir a eficácia do retrovírus.

    Jerizielli Venceslau
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  52. Jane Eyre turma 1na enfermagem. o texto foi muito legal pois entedemos atraves dele que os virus não tem metabolismo propio e precisa da celula para se reproduzir, que tambem o virus não e considerado um organismo vivo, ao contrario das celúlas, vimos que os virus são os seres invasores e resistentes a alguns medicamentos. Foi muito bom o texto pois conhecimento nunca é pouco. ainda mais quando se trata de assunto sobre os nossos organismos.

    ResponderExcluir
  53. O texto foi muito bem elabarodo,basicamente para ampliar nossos conhecimentos e alimentar algumas indagações,o mesmo relata desde o principio o que e um vírus seu processo de evolução de reprodução de prevenção e tantas outras coisas não deixando de ser tão importante o quanto.Nos fez pensar e discutir em grupo se vírus são ou não realmente seres vivos? o texto cita algumas doenças que são causadas por vírus que ate então eu não sabia,enfim e um texto informativo que despertar nossa curiosidade e nus faz querer ficar mais a par do assunto.

    Priscila klezia enfermagem 1MA

    ResponderExcluir
  54. O texto foi muito esclarecedor, pois através dele podemos conhecer mais um pouco desse ser que tanto nos trás problemas, mas também alguns nos traz benefícios...

    Fábia Rafaela
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  55. Gostei muito do texto, pois ele possui informações muito importantes sobre os vírus, que eu ainda não sabia. A questão dos vírus serem considerados seres vivos ou não, na minha opinião isso é meio contradito, porque os vírus eles são vivos, mas dependem de um organismo para isso. Eles estão no meio ambiente em estado de cúpula, como se estivessem mortos, mas na verdade, eles só dependem de outra forma de vida para decorrer seu ciclo normal, coisa que eles não fazem no meio ambiente. Os vírus são as menores células conhecidas, são visíveis apenas ao microscópio eletrônico. Eles são capazes de causar várias doenças de grande risco para nossa saúde. Por isso, é necessário um bom e rápido tratamento para qualquer doença viral encontrada.

    Suzyanne Kadydja
    Enfermagem – 1 MA

    ResponderExcluir
  56. Gostei muito aproveitei para estudar para a prova pelo que entendi o vírus não tem célula mas depende de uma para se multiplicar o vírus não é um ser vivo pois todo ser vivo tem células.você estar de parabéns!
    Pollyanna Marcia Carlos da Costa

    ResponderExcluir
  57. A energia tem a capacidade de produzir o trbalho ou mesmo calor,os alimentos que engerimos são queimados em nosso organismo.a energia tem dois estados são a energia cinetica que depende da massa,da velocidade,e da energia associada ou movimento,e energia potencial é aquela que é armazenada no sistema que poderar ser ultilizada a qualquer momento,para que isso aconteça precisa ver a quebra das moleculas para absorção das células,então essa energia sera transformada em energia biologica.
    Quando engerimos alimentos em exesso e não fasemos exercicios fisicos temos a tendencia de ficar com exesso de gordura armasenadas,causando doenças como a hipertensão,depressão,tendo riscos em gravidez.

    Maria Luana
    Fisioterapia 1MA

    ResponderExcluir