quinta-feira, 24 de março de 2011

CÉLULA: Unidade de Vida

É a menor unidade estrutural básica do ser vivo. É descoberta em 1667 pelo inglês Robert Hooke, que observa uma célula de cortiça (tecido vegetal morto) usando o microscópio. A partir daí, as técnicas de observação microscópicas avançam em função de novas técnicas e aparelhos mais possantes.
Há dois tipos de células: procariotas e eucariotas. As células procariotas, as primeiras a surgir na Terra, tem uma estrutura mais simplificada, não possuindo organelas, nem
núcleo. 
Não há vida sem as células. Esses pequenos compartimentos, limitados por uma membrana e preenchidos por uma substância aquosa repleta de compostos químicos (o citoplasma), desempenham em miniatura todas as funções vitais. A célula move-se, cresce, reage a estímulos, defende-se e se reproduz. Para manter rotina tão variada, a célula eucariota utiliza-se de um conjunto bem organizado de estruturas que lembram um pequeno complexo industrial. Cada estrutura, ou organela, tem funções definidas.
O uso de corantes, permite a identificação do núcleo celular e dos cromossomos, suportes materiais do gene (unidade genética que determina as características de um indivíduo). Pouco depois, comprova-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários. O corpo humano tem cerca de 100 trilhões de células.

26 comentários:

  1. oi.adorei a iniciativa desse espaço de estudo.é uma forma de nos orientarmos rumo a esse horizonte desconhecido.gostei do conteúdo.percebie que ainda tenho dificuldades e preciso estudar mais.um abraço a todos.FRNCISCA DAS CHAGAS 1NA

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica,parabéns pra você e todos os professores que tiveram essa iniciativa de criar o blog e postar todos os assuntos abordados em sala de aula,tenham à certeza que esse blog é de suma impotância para que possamos aperfeiçoar nossos conhecimentos.gostei do conteúdo, e já estou respondendo o estudo dirigido,que aliás esta muito bem elaborado. bjs... Cymara Patrizia 2NA.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. adorei a ideia do blog, pois é mais uma forma de obtermos mais conhecimento sobre esse mundo que ainda não conhecia pois nunca tive antes a curiosidade de visitar um blog,e tambem outra forma de estudo,

    ResponderExcluir
  5. ótima idéia o blog... precisamos mesmo estar conectados e este espaço será um aliado em nosso aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ameii o blog...
    Ele vai ser uma ajuda muito bem vinda!*-*

    ResponderExcluir
  8. Gosteii demais das informações que o blog vem oferecendo para nós estudantes da área da saúde !!
    Parabéns =D

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto. Eu também escrevo textos do gênero, não tão voltado pra biologia, mais sempre na área da saúde. Acho bom, principalmente quando faço criticas construtivas...^^"

    1MA

    ResponderExcluir
  10. Olá Jéssica querida Parabéns pelo blog viu!
    esta ótimo querida, o estudo dirigido então não se fala né!
    vai nós ajudar muito viu, com a matéria de Rosany.
    beijos ate mais ...

    1MA

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. As informações que a cada dia o blog vem
    nos oferecendo é de suma importãncia para nós que estamos adentrando na área da Sáude.

    Estou adorando essa idéia de lermos o contéudo e depois colocarmos nossas opiniões, que na verdade são diferentes ou até msm iguais umas das outras.
    E como já posteii em outro comentário o blog está de PARABÉNS!

    Jaedyna Monteiro
    Enfermagem 1MA

    ResponderExcluir
  14. O vírus é uma partícula basicamente protéica, não é constituído por célula, mas, necessita de células para viver, assim, assumindo um papel de parasitas obrigatórios do interior celular, a ausência de ribossomos e hialoplasma, os impedem de ter metabolismo próprio, necessitando assim de um ambiente que contenha esses elementos para sobreviver, esse ambiente é a célula. Há um grande debate em relação à classificação do vírus em vivo ou não vivo, existem divergências nessa classificação, pois os pesquisadores levam diferentes definições de ser vivo ou não vivo.
    No homem, praticamente todos os tecidos são afetados por algum tipo de vírus, devido ao uso da célula do hospedeiro, o vírus é difícil de ser morto. A mais eficaz maneira de controle dos vírus são as vacinas, mas, ironicamente, as pessoas costumam usar antibióticos, que são inúteis no tratamento de doenças virais e ainda causam resistência antibiótica em bactérias.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito desse blog com ele posso assim ficar bem mais informado sobre conhecimentos da saúde, agora fiquei mais informado sobre as células! Parabéns!!

    João Arthur Gentil 1 Ma

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei tanto da postagem que vou dar uma estudada por ela, mais um complemento de informação.

    ResponderExcluir
  17. Quero parabenizar a iniciativa de organizarem este blog, que nos serviu como fonte de estudo, eu particularmente adorei esta ideia.

    Dayana Cristina
    Enfermagem 1NA

    ResponderExcluir
  18. bom dia! jéssyca,sou aluna de enfermagem 1NA MEU NOME é GECIlda.sobre o blog farei um breve comentario,mais antes lhe digo quevoce ou voces estaõ de PARABENS em termo a cima do conteudo taõ valioso e abrangente como este.comentando acerca da observacaõ feita por voce no inicio,falo; Nem sempre amadurecer é sabedoria,isso só acontece quando queremos mesmo amadurecer e aprender. Pois idade as vezes é infantilidade no crescimento de conhecimentos ou sabedoria para se alcançar algo que queremos com capacidade.Como diz uma passagem BIBLICA,DEUS naõ escolhe os capacitados,ele capacita seus escolhidos, assim somos no dia a dia, temos que andar juntos para poder aprendermos,foi isso que voce fez,compartilhou seus conhecimentos e sabedoria para todos neste blog com este conteudo e que tenhamos mais conhecimento na area da saúde também e aprendamos mais,lhe agradeço e sempre compartilhe esses conlhecimentos para nosso crescimento como pessoa e pricipalmente como profissional.OBRIGADA pelo seu incentivo da pesquisa e leitura no blog.GECILDA 1NA enfermagem

    ResponderExcluir
  19. Olááá ;D Primeiramente quero dizer que gostei muito do blog, parabéns Larissa.
    Então, foi muito interessante englobar a parte das células, mas interessante ainda porque vamos ter PROVA quarta-feira, kkk. Falar sobre as células procariontes e eucariontes é de fundamental importância, porque vem desde o inicio, "as primeiras a surgir na Terra, tem uma estrutura mais simplificada, não possuindo organelas, nem núcleo."
    Enfim, as questões no momento vinheram do céu ;D
    Obrigada pela ajuda de vocês.
    Beeijinho ;*
    Rebeca Rhaíssa 1MA Enfermagem.

    ResponderExcluir
  20. OI!!!
    o texto citado, ajudou a enriquecer nosso conhecimento sobre o mesmo, pois aborda de uma forma bem sussinta, como por exemplo:A célula é a menor unidade extrutural básica do ser vivo.
    as bactérias foram as primeiras a surgirem na terra, tem uma estrutura simplificada não possuído organelas nem núcleo, as células move-se, cresce, reage a estimulos, defende-se e se reproduz.sabemos também que existe dois tipos as eucariontes e as procariontes.
    ROSE ENFERMAGEM 1 NA

    ResponderExcluir
  21. O texto fala sobre a descoberta da célula por Robert Hook em 1667 e sua importancia,pois,não exitiria vida sem as células .

    ResponderExcluir
  22. A postagem sobre o vírus esta esta muito boa.
    Obrigada pela ajuda linda :)

    ResponderExcluir
  23. Ah, gostaria de comentar sobre a célula,como é a menor unidade estrutural básica do ser vivo, qual o tamamho de uma célula?
    O nosso corpo é formado por células. Por mais atentamente que olhemos para ele, porém, não conseguimos enxergar nenhuma delas, pois como regra geral as células possuem tamanho inferior ao poder de resolução da vista humana, ou seja, ao menor tamanho que a nossa vista é capaz de destinguir.
    O poder médio de resolução da vista humana gira em torno de cem micrometros (100Um) e as nossas células, como regra geral, possuem tamanho inferior a esse.

    ResponderExcluir